Estranhos

“Eu, você, nós dois
Já temos um passado, meu amor
Um violão guardado
Aquela flor
E outras mumunhas mais
Eu, você, João
Girando na vitrola sem parar
E o mundo dissonante que nós dois
Tentamos inventar…”
::Saudosismo – Caetano Veloso

Rostos alegres e sorridentes vinham ao meu encontro, muitos conhecidos e outros que me davam novamente as boas-vindas. Foi difícil acordar cedo, no susto, com aquela crise existencial da adolescênca: “Ai meu Deus, já são seis e meia!”, fora o fato do “como será meu retorno?”, foi tranquilo, ainda bem.
Já havia dado o aviso prévio de que estaria lá na terça, que meus horários de minha dependência de matemática já estavam acertados. A novidade era o fato da decepção de alguns: Estaria no turno vespertino. Um alívio para muitos: “Ainda bem que essa garota foi embora”. Estranho voltar…
Mais estranho ainda nada ter sentido absolutamente nada. Sim, de fato, houve uma alegria constante no início, o reecontro, a animação, as notícias das férias, o fato de que fiquei muito doente semana passada… Mas depois, as expectativas foram dissonantes. Pela tarde, rolava o boato de que o turno matutino estava com o triplo de alunos do ano passado. Se antes aquele colégio se encontrava com poucas salas cheias, agora nenhuma restara vazia. E o ICEIA já foi o maior colégio da América Latina. Realmente o boato tinha lá seus fundamentos. Ainda assim isso não me impressionou. Logo Larissa e Levi Ventura tiveram aula e eu fiquei sentada na escada, relembrando o lixo que foi o ano passado.
Distraída. Até ser pega de surpresa por ele. Me assustei um pouco: Da última vez que nos vimos havíamos brigado feio, lembro que daquela vez toda a roupa suja fora lavada. Com lágrimas, muitas lágrimas. Era óbvio o fato de que eu iria reencontrá-lo, estava nítido para mim. E algo inesperado aconteceu: Permaneci fria, tranquila e preparada.
“O amor acabou”, precisava provar aquilo para mim mesma. Vê-lo de novo foi normal e até insólito, um paradoxo.
Sorri, não tremi e contei como passei as férias. Volta e meia alguma aluna nova passava por nós e ele contava os defeitos da criatura. Exatamente como fazia comigo ano passado: Me amava, mas não me deixava em paz.
“Como pode ter acabado tão rapidamente?”, eu me condenava por isso. Ao mesmo tempo em que, de algum modo, me sentia satisfeita e aliviada por ter feito mal uso de sua existência. Oh, sim, eu o desprezava. O desprezo é doce vindo de uma traidora.
E a manhã correu tranquila, sem muitos tormentos, como se tudo estivesse renovado, como se não houvesse rancor algum em nós, como se fôssemos velhos amigos, embora estranhos no ano passado.

Fale com ela:

