La Vie En Rouge

Tia Baby. Sábia mulher. Cabelos tingidos de vermelho-vibrante e unhas esmaltadas por vermelho-vinho. Quarenta anos com aparência de 25. As vezes pensam que somos irmãs. Vai comigo as festas de minhas amigas sem problemas. Ela embala qualquer balada. Se joga na música eletrônica, mas o negócio dela é mesmo o flash-back. Usa salto alto e cílios postiços. Odeia saia curta mas carrega o jeans surrado como uma segunda pele. Gosta de óculos escuros e de fumar cigarro na varanda. Odeia ficar em casa parada, cuidando do filho que é idêntico ao pai e nada parecido com o jeitinho da mãe.

Fala alto no celular rosa da Motorola e bebe cerveja aos domingos. Diz que já não tem a mesma disposição de quando tinha a minha idade, mas é mentira e eu sei disso. Está sempre em busca de novos desafios. Diz que cansou de ser cortesã e que agora quer aproveitar a família. Pintou a parede da sala de vermelho-sangue e comprou uma bolsa Prada caríssima. Vendeu a TV para comprar a bolsa. Diz que TV não serve para nada. “Só serve para deixar a gente mais burro ainda!”, concordo plenamente. “Vou vender este troço velho e comprar mais três bolsas Prada“, completa.
Ouve Caetano e lembra de quando os pais eram hippies. Conta que ouvia o marginal do Raul Seixas e minha avó odiava. Diz que quer ser uma eterna adolescente e que precisa viver muito. Promete que vai largar o cigarro amanhã e começar a fazer dieta na segunda. Pensa em escrever um livro de crônicas e pede minha ajuda. Diz que quer um livro de memórias e eu lembro da Dama das Camélias.
Ela poderia ser uma personagem de Nelson Rodrigues ou ilustrar a capa do livro As Pernas de Tia Corália, de Antonio Prata. Ela poderia ser uma modelo da Natura ou da Avon. Ela é uma pessoa viva de corpo e alma. Ela é a “ovelha-negra da família, vestida de vermelho” como diz papai. Ele fala que eu preciso me afastar dela, pois é má influência e eu aprenderei maus-modos. Eu respondo que tudo isso é uma grande bobagem e acho que tia Baby é a mulher mais linda do mundo.
Fale com ela:

