Para Emily França


Posso fazer uma lista dos poucos amigos que tenho. Provavelmente eles não encherão a folha. Posso pensar na amiga mais divertida que tenho. E ela, sem dúvida, será você, Florzinha.

Não me lembro exatamente de como te conheci. Só sei que foi bem no primário. Clima de escola, crianças correndo para todos os lados, professores e funcionários tentando manter ordem a base de gritos e puxões de orelha. Eu devia ter uns sete anos. Menos até. E via você, uma menininha de cabelos cacheados, sempre soltos, que lembravam as ondas do mar das praias daqui. Ondas de verão. E você era chata as vezes. Chata muitas vezes. Egoísta, esnobe. Mas autêntica. E cresceu, evoluiu. Aprendeu desde cedo o valor de uma amizade. Nos reencontramos este ano. Num novo colégio, na mesma turma.
Agora você anda maquiada. Gosta muito de cor-de-rosa e já planeja sua festa de dezoito anos. Gosta de tomar banho de chuva enquanto canta e dança. Gosto de colocar todo mundo em encrenca, eu inclusive. Quando pequena, queria ser médica. Você ainda tem a maior cara de médica, mas se agora decidiu a área da Informática, tudo bem.
Há cerca de um mês, me pediu que fizesse um texto para você e sobre você. Foi difícil. Eu não me encontrava numa época muito inspiradora, mas acho que agora deu certo. Talvez seja a data. Bem… sabe que dia é amanhã?
E você ainda é um mistério. Indecifrável, difícil de descrever. Levei um tempão para a tarefa ser executada. Mesmo apesar de você ser um livro aberto. Um livro de crônicas, daqueles que a gente lê antes de dormir e já deixa na cabeceira da cama. Dá gosto de ler. Um livro sobre alguém dócil, muito dócil. Cheia de si, mas com determinação. E com poder de liderança. Já não é mais a boba menina mesquinha do colégio. Agora amadureceu em muita coisa. Amadureceu como uma rosa que desperta a cada manhã.
Enfim, feliz aniversário. Até dia onze de junho.
Fale com ela:

