Entre Livros

Gosto de sebos. Ou daquela livraria da esquina. Adoro saber que os livros tiveram uma história antes de entrarem naquelas prateleiras de madeira, muitas vezes, empoeiradas. O filho do dono da sebo não limpa, mas eu gosto assim.
É lá que eu compro os bestsellers que fazem sucesso. Livro da moda em sebo vende mais barato. É lá que eu admiro o primeiro livro escrito por Caetano Veloso. Livro raro em sebo vende mais caro. É lá que eu vou, semanalmente, ver o que a namorada do filho do dono da sebo tem de bom para me contar. Ou de ruim. Ela sabe das novidades da vizinhança. É lá que eu compro clássicos dos meus cronistas favoritos ou mesmo estudo História da Arte, enquanto observo o estudante de Filosofia ler Nietzsche em uma das mesas.
Alguns livros vem com dedicatória: “De Paulo Henrique para Laura”, por exemplo. Recordo de quando Armand presenteou Marguerite com um livro em A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas. Outros vem com trechos marcados a lápis. Ou uma caneta roxa, ai já sei que aquele exemplar pertenceu a Mariana, que já se formou em Letras e doou quase todos os livros da época da faculdade.
Gosto de quando Levi Ventura leva Fernando Sabino lá para o colégio. E eu brinco com ele, dizendo que tem nome de escritor de auto-ajuda. Comparo Levi ao Augusto Cury. Ele transmite uma agitação e paz momentânea para mim. Amigo fiel este.
Gosto de fazer pesquisa na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, quando me sento próxima a janela e vejo a brisa outonal (ora primaveril, admito) lá de fora, abraçando as árvores, fazendo suas folhas caírem já secas. E, do lado de dentro, a mesma brisa balança as páginas dos livros.
Gosto da biblioteca da escola, infelizmente quase sempre vazia, onde posso me distrair com Fanny Abramovich, fingindo que o mundo lá fora me é inexistente…
Entre livros me reservo à paz.

Fale com ela:

