Não ouso

Conversa alheia (inútil e muito boba) com Levi Ventura:
-Estou cheia de crônicas aqui que quero postar lá no blog. – Abri a mochila e peguei uma pasta cheia de papéis.
Ele disse qualquer coisa sobre a minha maneira de escrever e eu discordei completamente.
-Não. Não me acho boa o suficiente. Nada em mim é tão original. Tudo que escrevi já foi escrito por alguém. Fora as dificuldades! É um eterno martírio meu péssimo empenho na criação de um personagem. Não sou boa.
-Ah, não. Sinceramente, eu gostaria de escrever como você – Disse ele, indignado. Como se eu acabasse de proferir uma ofensa.
-Tá louco, Levi? Nunca leu Clarice Lispector, Rubem Braga ou crônicas num jornal qualquer? Sim! Vá você me comparar a estes “monstros” da literatura. E verá que sou a pior escritora do mundo.
-Mas você escreve bem. Sabe escolher as palavras.
Diante daquela insistência que pouco me convencia, lembrei-me de uma coisa que, para ele, soaria como uma confissão. Então falei baixinho, como que para segredar uma reflexão recente:
-Eu visito os blogs do Antonio Prata e do João Paulo Cuenca… Há meses. Mas não ouso comentar.
-Por quê não?
-Tenho medo. Já pensou se, um dia desses, eles visitam o meu blog? Vão olhar uma menina tola e totalmente despreparada para ingressar na escrita! Vão rir de mim!
-Será mesmo, Nina? Você não é tão ruim como diz. Se eu fosse você, comentava.
Não. Não vou. Não ouso. Não me vejo pronta o suficiente para dizer: “Olha Antonio, um dia eu li uma crônica sua que colocou na minha cabeça que eu deveria ser escritora”. É loucura. E ele vai responder o quê? Quer dizer, talvez ele nem responda. Talvez ele nem preste atenção num comentário bobo desses. Não. Não arrisco. Para quê? Vale a pena? Vale a pena arriscar, sabendo que ele vai rir de tanta lamentação, chateação, ou de toda essa monotonia infantil e egoísta que envolve meu ser?

Fale com ela:

