Promessa

(Para Eduardo Mendes Souza. Só para ele.)

Antes, muito antes, era novidade. Então amor virou encantamento, brilho dourado, brilho pardo. Depois se desfez, ficou preto, sujo, amargo. Agora há pouco era branco, neutro. Sem fim, sem ponto final. Indiferente, frio. Pergunta ecoando no infinito, sem resposta.
Agora é cor-de-rosa, brilhante, vivo. De encher os olhos. O nome disso é “promessa”.
Amor é sempre uma promessa. Uma promessa para corações partidos, doentes. O meu tem uma ferida enorme, gigantesca. Muito grande uma ferida dessas para um coração tão pequeno. Muito insensato e injusto. Mas talvez eu seja merecedora.
Ás vezes acho que nasci para isso. Como um destino traçado: Amar, sofrer, morrer (de amor). Passar a vida inteira nessa promessa. É só promessa. De felicidade, de amor, de tudo. É passageiro. Só o tempo traz, mas só o tempo cura.
Você quer me amar. Você já consegue me amar. Eu sinto algo por você, mas não é a mesma coisa. Sempre fico com um pé atrás. Precavida, insegura. Medo de amar. Território perigoso. Promessa… (terá paciência?)
Versos, letras de músicas, confirmações, adiamentos, bolos (de aniversários e de compromissos). Jantares, cinema, presentes, declarações ao pé do ouvido. Promessas.
Ontem, passado. Amanhã, dia melhor. Promessa. Crônicas, cartas. “Vejam como estou amando, é tão bom amar!”, direi. Direi? Promessa.
Interjeições, exclamações. Exigências e perguntas óbvias. Você dirá que me ama. dirá todos os dias. Promessa. Nem sei se quero isso, que fale todos os dias, fale só quando sentir certeza. “Eu te amo” vira monotonia, com o tempo se apaga. Promessa.
Coragem, falta dela. Sinceridade, falta da mesma. Afagos, carícias, sorrisos, beijos. Inocência ou não, amaremos ao nosso modo. Promessa.
Indecisão, certeza, promessa.
Amar você é uma promessa. Você me amando é uma certeza. Eu lhe querendo é o que sinto. Nós dois juntos e nada mais, adivinhe… promessa.

Fale com ela:

