Como Capitu?

– O que foi? Porque está me olhando desse jeito?
– Você tem olhos de ressaca, Nina.
– Como Capitu?
Pedro nada respondeu. Apenas levantou-se e dirigiu-se à estante de livros afim de apanhar um exemplar de Dom Casmurro.
– “Olhos de cigana oblíqua e dissimulada.”
– Eu sei o que é dissimulada e esse termo muito me ofende. Já não me lembro do significado de “oblíqua”… Acha bonita a cor e a doçura dos meus olhos?
Deixei então que ele fitasse e examinasse meus olhos. Havia pensado que aquele era seu pretexto para que eu mirasse mais de perto, naqueles olhos sombrios e crescidos. Pedro sempre reclama que eu nunca olho nos olhos de alguém durante uma conversa, diz que pareço distraída. Talvez o termo “dissimulada” se aplique à mim nessas ocasiões. Ele continuou:
– “Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca.”
Ele fez um olhar desconfiado, como se eu estivesse pensando que tudo aquilo era bobagem. Sem saber que, na realidade, sua retórica dos namorados foi uma comparação poética entre mim e os olhos de ressaca de Capitu. Sentei-me na frente do espelho e disse:
– Isso tudo é uma grande bobagem! O que esse par tem de especial? Não são claros demais e nem chegam à cor negra. Meus olhos não tem dignidade de estilo!
– São verdes e são lindos. Você nunca dá valor às qualidades que possui! É por isso que tem esses olhos assim…
– …De ressaca?
– Não. Tristes. Está com o olhar caído e triste. E se existe um motivo para isso, você provavelmente não me dirá.
 – Não há um motivo.
 – Se é assim que pensa…
Ele voltou-se para a estante e deixou repousar ali o Machado.
– Agora, deixe-me pentear seus cabelos.
– Você?
– Eu mesmo.
– Vai deixá-los embaraçados, te conheço bem.
– Pode desembaraçar depois, se quiser.
– Veremos.

12 respostas em “Como Capitu?

  1. Meio fugindo de algumas coisas… Foi essa sensação que a mulher desse post me passou.
    Bjitos!

  2. hahaha

    Eu odeio quando as mulheres não me olham nos olhos, sinal de mentira! Hum… vc deve ser bem parecida com a Capitu, cheia de segredos, e no final ninguém chega a conclusão alguma.

  3. Não gosto dos livros de Machado de Assis,
    mais confesso que to querendo ler Dom Casmurro!

    :]

    Bjs
    ;*

  4. Diz uma coisa: Esses diálogos incríveis acontecem assim comumente no seu dia-a-dia?!
    Incrível. Eu só encontro pessoas que não falam nada com nada… uahuahua
    Beijo

  5. 1º lugar – Quem é esse tal de Pedro?!
    2º lugar – Vai no cool que dia?
    3º lugar – Conte só pra mim se o fato de seu olhar estar diferente tem um dos motivos que sou forçado a imaginar!

  6. Hum…
    desconheço seus olhos, ou ao menos nunca reparei nas poucas fotos que vi de você. A propósito, pode me enviar uma? De preferência uma que dê para ver bem seu olhos. Depois então comentarei.
    beijos..

  7. Os olhos de Capitu sempre foram um mistério para mim.Por que uma pessoa que carrega essa expressão tem, no rosto, a marca de um personagem cheio de adjetivos que terminam impregnando a pessoa.

  8. Bah! Que legal!
    Viajei até o início do ano que foi quando reli pela enésima vez Dom Casmurro.

  9. Odeio literatura brasileira, mas essa é simplesmente incrivel. Machadão nunca esteve melhor.

  10. Bem, não olhar no olhos quando conversa reflete insegurança, uma alma reservada, acanhada, ou desconfiada. É bem distinto, embora demonstre mais falta de jeito. Eu já sofri com isso viu Nina, quer dizer, ainda sofro, mas bem menos. Antes eu não me sentia confortável lendo nos olhos de alguém. As vezes isso demonstra tristeza ou inferioridade, a depender do momento. Hoje consigo ficar mais tempo olhando nos olhos. Dá segurança.

    Eu nunca vi seu olhar, e fica até dificil eu opinar estando de fora. Mas se é como ele diz, torço pra que aprendas a ver de uma maneira diferente. Concordo quando ele diz que deva dar valor à suas qualidades viu. Cê tem muitas. Não fique pensando que é menos…
    Não passe ar triste. Sorria minha cara. Evidencie essa alma linda que tens. E faça com a melhor arma, o olhar e o sorriso.
    ;)

    Adoro Dom Casmurro.

    Grande Beijo anjo.
    Te adoro muito.

Fale com ela:

