À lá Proust

Navegando pelos sites da editora Abril, deparei-me com o blog do André Nigri, o Caneta e Cola. Retirei de lá uma entrevista que ele fizera com o escritor Joca Reiners Terron, inspirado em um questionário de Marcel Proust, sob a seguinte explicação: “[questionário proustiano] ou Questionário Proust foi criado pelo próprio, talvez no intervalo entre uma cena de ciúme e outra vivida por Swann, sabe-se lá. Trata-se de uma cretinice de entrevista para satisfazer a curiosidade dos leitores. No Brasil, segundo [Carlos Heitor] Cony, havia uma revista chamada O Chuvisco, que repetiu essa presepada. Este colunista resolveu copiar”.
Pois é. Neste caso, eu também decidi copiar e, não obstante, fazer desse questionário um meme deveras interessante. Acompanhem.

 

Marcel Proust

...

 

1. Qual é para você o cúmulo da miséria?
Plantão da Rede Globo quando estou em casa assistindo a algum programa de que gosto, ocasião rara; lembrar de nomes mas esquecer fisionomias; aguardar impacientemente alguém que se atrasa e que, quando chega, não me apresenta uma desculpa plausível; perceber que o último biscoito do pacote tornou-se farelo e ter me deparado com o filme Maria Antonieta, pela primeira vez, logo no final.

2. Onde gostaria de viver?
Muito além do nada dos meus horizontes. Ou em uma água-furtada em Paris, com uma escrivaninha próxima da janela, no melhor estilo Paulo Mendes Campos, a sofrer de amores fajutos, escrevendo e apagando a escrita insistentemente. Deve ser esse o sonho de qualquer autor que esteja começando e já almejando seu fracasso premeditado.

3. Qual seu ideal de felicidade terrestre?
Uma felicidade deveras alienígena.

4. Quais as faltas que merecem sua indulgência?
A insanidade do meu pai e a esperança que uma criança tem em encher de água do mar, na praia, um balde que esteja furado.

5. Que qualidade prefere no homem?
Todas aquelas que eu sei que ele não possui. Entretanto, em um olhar rápido e sem interesse – o charme.

6. Que qualidade prefere na mulher?
A dignidade. Aquela atitude ímpar que faz com que não seja necessário que eu venda o meu corpo em prol de um benefício supérfluo.

7. Por qual personagem da literatura se apaixonaria?
José Saramago. Narrador-personagem de todas as suas obras.

8. Seu palavrão preferido?
Quimiséra – quase um artefato da oralidade italiana.

9. Qual seria para você a maior desgraça?
Não ser vítima de um clichê presente nas comédias românticas americanas. Em outras palavras, ter a vida ausente de final feliz.

10. Como gostaria de morrer?
Viva?

Minhas indicadas: Anna Vitória, Amanda, Ana Luísa, Deborah e Youko Watanabe.

6 respostas em “À lá Proust

  1. Ei Nina! Acho que vou responder agora mesmo! É um meme realmente interessante, to aqui matutando nas respostas que darei, hahaha. Obrigada pela indicação! Beijos

  2. Muuuuito bacana o meme. As perguntas são tão inteligentes, tão diferentes das de sempre, ao estilo “uma música, uma cor, blablabla”.

    Adorei seu blog!

  3. Saudades de ti mocinha. E de ler estas palavrinhas tuas.
    Logo estou a voltar com o blog. E aqui estarei. Renovado.

    Beijinhos de quem te adora.

  4. Olha sóóó de onde surgiu esse meme! Acabei de responder, e adorei as suas respostas! De fato, elemento indispensável num homem: charme. Aquele charme particular que te interesse, principalmente. E taí uma coisa que também é uma desgraça: uma vida isenta de final feliz!

    Muito bom!
    Beeeijo!
    ;************

  5. não só o questionário como também o blog, excelentes! são raros eles que não só comentam os foras do big brother ou ensinam receitas de vitaminas de mamão light para o verão.. que descoberta!

Fale com ela:

