Foi perfeita

Burburinhos durante a última sessão de Cisne Negro em minha cidade:
“…Eu acho que a Nina tem dupla personalidade. Parece que só ela vê essa tal de Lily…”;
“…Ou tripla, né? Já reparou que a mãe dela não existe?…”;
“…Lily é exatamente a ousadia que o cisne negro tem – e que falta em Nina. Ela tem inveja da Lily…”;
“…A mãe dessa garota é ela amanhã, já percebeu?…”;
“…O diretor da peça, repare bem, significa os impulsos da bailarina principal, impulsos esses que ela não consegue expressar…”;
“…Beth é o futuro de Nina, decadência pura…”;
“…Tá bom. Agora eu penso que ela tem tripla personalidade!…”

Natalie Portman, no filme Cisne Negro.

...

Muito melhor do que ter múltiplas personalidades é ter nenhuma. E procurar em outros tantos personagens o papel de si mesma. E ser perfeita.

14 respostas em “Foi perfeita

  1. Perfeito é o que se mostra ser real , real para aquilo que você desejar ser. Viva uma duas, três ,quatro personalidades ou personagens.
    Seja quem quiser
    Beijos E.H

  2. Linda reflexão, Nina! Eu não vi o filme, mas acredito que seja exatamente essas as sensações! Beijos

  3. eu não acho nem de longe o filme tão bom assim, nem mesmo a performance da natalie (pô, oscar era da michelle williams por blue valentine, atuação FODA DEMAIS), mas concordo totalmente com essa sua visão final sobre o filme e esse comentário rápido.

  4. Essa Nina é assustadora, isso sim!
    Natalie Portman mereceu demais o Oscar, o filme não tem nenhuma cena sem ela…

    beijos

  5. Eu também já me questionei muito sobre a Nina e me vi muito nela. Muito mesmo, que me deu medo, viu? hahaha Sem querer fazer trocadilhos, essa sua frase é perfeita: “Muito melhor do que ter múltiplas personalidades é ter nenhuma. E procurar em outros tantos personagens o papel de si mesma. E ser perfeita.”

  6. Gostou tanto que até virou layout!
    Também achei o filme muito intenso e no final você se choca ainda mais.
    Beijos

  7. Nina,
    Fiquei muito feliz pela Natalie Portman ter ganhado o oscar, super merecido.
    O filme é incrível, né?
    Muito bacana sua reflexão sobre.
    Um beijo!

  8. Concordo completamente! Antes ser uma miscelânea de tudo e não ser nada, do que ser nada e não querer ser tudo. Baguncei tudo agora, né, rs. Mas enfim, você há de compreender.
    Adorei o cabeçalho! E a imagem do post tá incrível!

  9. Esse lugar aqui sempre de cara nova…
    Perfeição, eterno desafio. E eu me envergonho de ainda não ter visto esse filme.
    Até!

  10. Já ouvi tantas versões sobre esse filme que nem lembro qual era a minha original! hahaha

  11. “Muito melhor do que ter múltiplas personalidades é ter nenhuma. E procurar em outros tantos personagens o papel de si mesma. E ser perfeita.”

    Você acha?

    Eu discordo. Ao meu entendimento, isto é apenas um alento idealizado, evidenciado neste deslocamento que uma pessoa tem de si sob o mundo. É um distanciamento do ser que verdadeiramente és. Talvez apenas uma defesa, por sentir-se sufocado pela pressão de um mundo sem escrúpulos e sem personalidade, que tenta afogar a maioria em convenções pré-estabelecidas.

    Procurar em outros personagens o papel de si mesma é apenas uma fuga sutil, uma máscara escondendo o vazio que se perpetua pela alma. No entanto, isto pode significar uma perda do valor que tens por si mesmo. Uma alternativa coerente, como forma de encontrar o que a faz ser.

    Uma revolta que se forma, por tentar fugir do caminho natural, da qual a massa persiste em se deixar levar. Não ter nenhuma personalidade é caráter de quem segue um caminho apenas porque outros seguem. Buscar um lugar no mundo, e os elementos que caracterizam você é uma forma de seguir a sua própria filosofia. Não é que seja encontrar em vários aspectos o papel de si mesmo, mas complementar o personagem único que vive dentro de si. É absorver tudo que te cerca e ainda assim não ser influenciado, e na coragem de encarar, ser perfeito.

    Beijos!

  12. Falou e disse!!!Acredito que não temos apenas uma personalidade, somos uma junção de várias, que por vezes uma acaba se sobressaindo mais do que a outra ;)

    Beijos

Fale com ela:

