Infinitivamente pessoal

Tardiamente decidi aderir ao meme que a Anna Vitória inventou, que consiste em selecionar seus trechos de música prediletos. Mas tenho tanta adoração por composições diversas que até me é difícil colecioná-las dessa forma. Mas vamos lá.

01

“Continua me rodeando a sua sombra / E continuam rodando por aí / Todas as palavras que falamos / E os beijos que nos demos / Como sempre, hoje estou / Pensando em ti / E deve saber / Que tem pedaços da sua boca sem querer / Jogados por aqui / E que tropeço cada dia sem pensar / Com uma velha recordação a mais / E alguma nova história cinza” – Tradução de Sombra de Ti, da Shakira.

Nina, a bailarina.

“Nina diz que, embora nova / Por amores já chorou que nem viúva / Mas acabou, esqueceu” – Nina, de Chico Buarque (a música que o Chico fez para mim, dá licença).

“E quando eu tiver saído / para fora do teu círculo / não serei nem terás sido” – Oração ao Tempo, de Caetano Veloso.

02

“Aí vem ela, é melhor você olhar onde pisa / Ela vai partir seu coração em dois, isto é verdade / Não é difícil de perceber / Apenas olhe na cor falsa dos olhos dela / Ela te põe pra cima só para te por pra baixo, que palhaço.” – Tradução de Femme Fatale, do Velvet Underground.

03

“Dez decisões moldam sua vida / Você estará consciente sobre cinco delas / Sete maneiras de ir para o colégio / Mesmo que seja notado ou deixado de fora / Sete maneiras de ir em frente / Sete razões para visitar sem avisar” – Tradução de I’ll Try Anything Once, dos Strokes.

04

“E você poderá contar para todo o mundo que esta é sua canção / Talvez ela seja bastante simples, mas agora que está terminada / Eu espero que você não se importe / Que eu tenha colocado em palavras / Como a vida é maravilhosa enquanto você está no mundo” – Tradução de Your Song, do Elton John (comprovada como uma das músicas mais lindas do mundo).

A cantora Tiê, que tem nome e voz de passarinho.

“Você que como um anjo ensina ao respirar / Desse jeito mansinho e halito doce / Entregue a amar / E ao me abraçar / Me apaixono ainda mais / Mas se não me levantar e escrever / De manhã não vou lembrar” – Te Mereço, da Tiê.

“Eu tenho febre / Eu sei / É um fogo leve / Que eu peguei / Do mar, ou de amar / Não sei / Mas deve ser da idade” – Charme do Mundo, da Marina Lima.

“As cascas das árvores crescem no escuro / As cascatas a 24 fotogramas por segundo / Os vocábulos iridescem / Os hipotálamos mínguam / Tudo é singular / Dói” – Tudo Dói, de Caetano Veloso (na voz da Gal, uma loucura!).

Caetano.

“E eu, menos estrangeiro no lugar que no momento / Sigo mais sozinho caminhando contra o vento” – O Estrangeiro, de Caetano Veloso.

#blackbooks?

“Os livros são objetos transcendentes / Mas podemos amá-los do amor táctil / Que votamos aos maços de cigarro / Domá-los, cultivá-los em aquários, / Em estantes, gaiolas, em fogueiras / Ou lançá-los pra fora das janelas / (Talvez isso nos livre de lançarmo-nos) / Ou ­ o que é muito pior ­ por odiarmo-los / Podemos simplesmente escrever um” – Livros, de Caetano Veloso.

“Os ladrões e as amantes, meus colegas de copo e de cruz / Me conhecem só pelo meu nome de menino Jesus” – Minha História, de Chico Buarque.

“Já faz tempo e eu vi você na rua / Cabelo ao vento, gente jovem reunida / Na parede da memória esta lembrança é o quadro que dói mais / (…) / Nossos ídolos ainda são os mesmos / E as aparências não enganam não / Você diz que depois deles não apareceu mais ninguém” – Como Nossos Pais, de Belchior (para cantar gritando, na versão da Elis Regina).

Rita Lee.

“Um belo dia resolvi mudar / E fazer tudo o que eu queria fazer / Me libertei daquela vida vulgar / Que eu levava estando junto a você / E em tudo que eu faço / Existe um porquê / Eu sei que eu nasci / Sei que eu nasci pra saber” – Agora Só Falta Você, da Rita Lee.

“Vou chegar / A qualquer hora ao meu lugar / E se uma outra pretendia um dia te roubar / Dispensa essa vadia / Eu vou voltar” – Palavra de Mulher, do Chico Buarque.

Chico, esse lindo.

“O meu amor tem um jeito manso que é só seu / Que me deixa maluca, quando me roça a nuca / E quase me machuca com a barba mal feita / E de pousar as coxas entre as minhas coxas / Quando ele se deita” – O Meu Amor, de Chico Buarque.

“Oh, pedaço de mim / Oh, metade arrancada de mim / Leva o vulto teu / Que a saudade é o revés de um parto / A saudade é arrumar o quarto / Do filho que já morreu” – Pedaço de Mim, do Chico Buarque.

“Os edifícios abandonados / As estradas sem ninguém / Óleo queimado, as vigas na areia / A lua nascendo por entre os fios dos teus cabelos / Por entre os dedos da minha mão passaram certezas e dúvidas / Pois no dia em que ocê foi embora / Eu fiquei sozinho no mundo, sem ter ninguém / O último homem no dia em que o sol morreu” – O Último Pôr do Sol, de Lenine.

06

“Toda rosa é rosa porque / Assim ela é chamada / Toda bossa é nova e você / Não liga se é usada” – Todo Carnaval Tem Seu Fim, do Los Hermanos.

“Enquanto você conversa e me beija / Ao mesmo tempo eu vejo / As suas cores no seu olho, tão de perto / Me balanço devagar / Como quando você me embala / O ritmo rola fácil / Parece que foi ensaiado / (…) / Até parece que você já tinha / O meu manual de instruções / Porque você decifra os meus sonhos / Porque você sabe o que eu gosto / E porque quando você me abraça / O mundo gira devagar / E o tempo é só meu / E ninguém registra a cena / De repente vira um filme / Todo em câmera lenta / E eu acho que eu gosto mesmo de você / Bem do jeito que você é” – Equalize, a melhor letra da Pitty.

Casal "se pegando".

“Eu pensei que pudesse esquecer um amor errado / Indo embora de casa, cortando o cabelo, escrevendo cartas” – Amor Errado, da Fernanda Porto.

07

“Muito pra mim é nada / Tudo pra mim não basta / Eu quero cada gesto / Cada palavra / Cada segundo da sua atenção / Faça isso por mim / Leve a dor pra longe daqui / Estou cansada de ouvir que eu só sei amar errado / Estou cansada de me dividir” – Eu Só Sei Amar Assim, que na voz da Zizi Possi fica linda, mas desconheço a autoria da composição.

“Achei um 3×4 teu e não quis acreditar / Que tinha sido há tanto tempo atrás / Um bom exemplo de bondade e respeito / Do que o verdadeiro amor é capaz / A minha escola não tem personagem / A minha escola tem gente de verdade / Alguém falou do fim-do-mundo, / O fim-do-mundo já passou / Vamos começar de novo: / Um por todos, todos por um” – Na realidade, o trecho que eu mais gosto na música Vamos Fazer um Filme da Legião Urbana é esse aqui: “E hoje em dia, como é que se diz ‘eu te amo?’”.

“O quereres e o estares sempre a fim / Do que em mim é em mim tão desigual / Faz-me querer-te bem, querer-te mal / Bem a ti, mal ao quereres assim / Infinitivamente pessoal / E eu querendo querer-te sem ter fim / E querendo-te, aprender o total / Do querer que há e do que não há em mim” – O Quereres, um dos melhores presentes de Caetano Veloso.

“Quando a gente conversa / Contando casos, besteiras / Tanta coisa em comum / Deixando escapar segredos / E eu / não sei que hora dizer / Me dá um medo, que medo / É que eu preciso dizer que eu te amo / Te ganhar ou perder sem engano / É, eu preciso dizer que eu te amo tanto” – Preciso Dizer que Te Amo, do Cazuza. Traduz tudo e é limitado definir.

08

“Parece cocaína, mas é só tristeza” – Há Tempos, da Legião Urbana.

“Vem cá, Luiza / Me dá tua mão / O teu desejo é sempre o meu desejo / Vem, me exorciza / Dá-me tua boca / E a rosa louca / Vem me dar um beijo / E um raio de sol / Nos teus cabelos / Como um brilhante que partindo a luz / Explode em sete cores / Revelando então os sete mil amores / Que eu guardei somente pra te dar Luiza” – Luiza, a única música de Tom Jobim que eu me atreveria a cantar em público, depois de Águas de Março.

“E para que o dia seja bonito / Perfumo-me à Raphaël / Pele de seda, pastor eterno / Arcanjo estranho de um outro céu / Não há delícia, não há faísca / Nem há malícia sem Raphaël.” – Tradução de Raphaël, da Carla Bruni

“O meu medo é uma coisa assim / Que corre por fora entra e volta sem sair/ Não tente me fazer feliz / Eu sei que o amor é bom demais / Mas dói demais sentir” – Pessoa, da Marina Lima.

Cazuza e Marina, novinhos.

“O teu amor é uma mentira / Que a minha vaidade quer” – O Nosso Amor a Gente Inventa, do Cazuza.

“Quem tem consciência pra se ter coragem / Quem tem a força de saber que existe / E no centro da própria engrenagem / Inventa a contra mola que resiste / Quem não vacila mesmo derrotado / Quem já perdido nunca desespera / E envolto em tempestade decepado / Entre os dentes segura a primavera” – Aqui quebro a regra do trecho e passo a letra da música toda, que é esse pouquinho mesmo. Primavera nos Dentes, do Secos & Molhados.

“Eu não quero ver você cuspindo ódio / Eu não quero ver você fumando ópio, pra sarar a dor / Eu não quero ver você chorar veneno / Não quero beber o teu café pequeno / Eu não quero isso seja lá o que isso for / Eu não quero aquele
Eu não quero aquilo / Peixe na boca do crocodilo / Braço da Vênus de Milo acenando tchau” – Bandeira, minha predileta do Zeca Baleiro.

Acredito que as lusitanas ainda não fizeram, então passo para Mariana, Cath e Tiz.

19 respostas em “Infinitivamente pessoal

  1. “Certas canções que ouço/
    Cabem tão dentro de mim/
    Que perguntar carece/
    Como não fui eu que fiz”

    Gostei das músicas que você escolheu. Me identifico com muitas delas.

    Ah, lembrei da música Nina (que você diz que o Chico fez para você hehehe): “posso até adivinhar a cara que ela faz quando me escreve”

  2. Sem palavras para esse meme. Tão infinatamente pessoal que nem há o que comentar, resta-me dizer que suas letras foram belíssimas e que achei interessante a predominância de músicas brasileiras.
    Gostei também do layout novo do blog!
    Abraços!

  3. Muita música boa, me identifiquei muito com seu gosto musical. Chico, Los Hermanos, Elton John, Cazuza, Rita Lee, Caetano, Strokes, Shakira… Ótimas músicas! Esse meme é muito interessante mesmo.

  4. Sempre passo aqui no seu blog, leio o que você escreve, mas acho que nunca cheguei a realmente comentar algo por aqui. É estranho quando fazemos isso, né? Mas às vezes as pessoas escrevem coisas que nos deixam meio que sem palavras.

    Enfim.
    Você realmente gosta de MPB, hein?!
    Ótima seleção musical a sua. As que eu mais gostei foram a da Legião (em todos os blogs em que vi esse meme, sempre havia algo da Legião. Incrível!) e do Elton John – Your Song. Amei. ♥

    Beijo!

  5. Acabei de ler o trecho “Os ladrões e as amantes, meus colegas de copo e de cruz / Me conhecem só pelo meu nome de menino Jesus” no seu post, dei play no meu itunes que tinha parado num cd qualquer do Chico e adivinha QUE MUSICA E QUE TRECHO ELE CANTOU.
    gente
    chico nos ama hahahahaha

  6. Lindo, Nina.

    Só de pensar em começar a elencar meus trechos favoritos de música de uma gastura… não sei nem por onde começar.

    Um adendo: meu trecho favorito de ‘Pedaço de mim’ (talvez meu trecho favorito de todas as músicas do Chico) é: Oh, pedaço de mim/ Oh, metade arrancada de mim/ Leva o vulto teu/ Que a saudade é o revés de um parto/
    A saudade é arrumar o quarto/ Do filho que já morreu. Eu sempre fico sem fôlego.

    Um beijo.

  7. Eu falo pra todo mundo quando vejo esse meme que ele é uma doce tortura. Quando fiz o meu foi dificílimo e agora que entro na blogosfera para ver a seleção alheia sempre me martirizo por ter esquecido esse ou aquele outro trecho. Amo “Your Song” do Elton John por exemplo, sempre falo que é umas letras de amor mais lindas na minha humilde opinião. E Pitty, nossa “Equalize” é com certeza a melhor letra dela, lembra minha adolescência, era meu tema com o namorado da primeira vez que namoramos. Até hoje quando a escuto nem sem descrever tudo que ela causa em mim…

    Beijoca

  8. Bom gosto musical, Nina! Só pelo Caetano, Velvet Underground e Chico você já ganhou meu respeito. Hhaha. Fiz um parecido uma vez, mas eram de CDs. Gostei da ideia. :)

  9. “Não me distancio muito de mim
    E quando saio não vou longe
    fico sempre por perto
    Depende da hora e da cor
    Depende da hora,
    Da hora, da cor e do cheiro
    Cada cor tem o seu cheiro
    Cada hora lança sua dor
    E dessa insustentável leveza de ser
    Eu gosto mesmo é de vida real”
    bossa nostra, nação zumbi

    =)

  10. Já disse em outros posts e repito: esse meme só serviu para me dar sugestões de boas músicas para ouvir.
    Adorei sua lista.

    E se me permite:
    Your Song PQP PQP PQP PQP CHORO SÓ DE LEMBRAR DA MELODIA ♥ ♥ ♥ amor ad infinitium

  11. Você conhece o cd ”O Paraíso”, dos lusitanos Madredeus? Ali há belas e marcantes canções à mancheias¹¹

  12. Lindas as letras, reconheci várias! Chico, legião, Caetano… teu gosto musical é divo, moça. hehe

    Poxxa, cê trocou o layout, foi? Quando eu tava por aqui lendo de baixo pra cima, o lay era outro. Gostava mais do outro… =( Mais prático e legal de ler.

    beijos!

  13. Ai, menina, tenho lido um monte do teu blog desde ontem. Você escreve tão bem e você com minha idade (16) já tinha lido tudo do Fernando Sabino? Eu li vários livros, mas TODOS é demais.

    Você é foda, fofa! hahaha! Não sei pq, mas me deu vontade de vir aqui, fazer rasgação de seda barata mêrmo. Madrugada é dessas. Bebo não, pode deixar.

    Você parece ser uma pessoa muito legal de se conversar e você sabe tanto de literatura que me dói <3 Parabéns pelo blog, é maravilhoso =)

    minha meta, agora que to em greve, é escrever bastante e ler bastante, pena que a biblioteca aqui perto não é tão grande e tô completamente tem grana.

    abraços queridos, moça!

  14. Quando não é livros ou filmes, é música. E você é soberana nas suas escolhas. Ouvi algumas das que tu citou e me encantei recordando da melodia. Elton John, com Your Song é a que achei melhor. Talvez porque é uma das minhas preferidas. Mas a de Lenine é excelente também, porque fala muito do que tanto amo. Cazuza, Legião e Zeca Baleiro… Caetano, com sua oração ao tempo (uma das que mais amo dele) o Chico (que não podia faltar não é querida? E mais tantos outros que você magistralmente soube selecionar…. Se eu for comentar sobre cada um aqui vou me estender muito.

    Mas achei bastante encantador esta tua seleção. Ao mesmo tempo que é diversa, tem muito requinte. Você é sempre perfeita quanto a isso.

    Beijo minha amiga! Te ler é sempre uma aula. Um aprendizado.
    =)

Fale com ela:

