Foco

Em tempos de Cinquenta Tons de Cinza tirando o foco das cores do arco-íris (vide aqui), tudo serve de pretexto para demonstração de literatura comparada. Dessa maneira, vamos analisar o print a seguir, tirado do Grandes Tolices (sim, eu me divirto com os equívocos alheios das redes sociais):

Oftalmologista para quê, né pessoal...

Lendo o achado acima, eu só consegui me lembrar da capa da edição brasileira (CosacNaify, é bom frisar) para o livro História do Olho, de Georges Bataille:

Capa do livro História do Olho, de Georges Bataille, para a editora CosacNaify. Creiam.

Não é necessário salientar que a história dessa obra é essencialmente pornográfica (e a capa incrivelmente bizarra), mas eu quero deixar alguns pontos aqui em pauta, para vocês:
1.: Um dos livros mais requisitados pelo público homossexual é O Terceiro Travesseiro, de Nelson Luiz de Carvalho. Quando algum rapaz (geralmente os homens procuram muito) me pára na livraria em busca desse título, não é por nada não, mas já me aparece com a voz quase fanhosa, numa mal sucedida tentativa de tornar-se feminina, dizendo: “mooooça, vocês tem O Terceiro Travesseiro?”. Eis que o rapaz chegou hoje para mim, exatamente desse jeito e, antes que pudesse completar a frase, eu abri a boca com uma dessa: “já sei! Você quer O Terceiro Travesseiro, não é?”. Se eu fosse esse rapaz, teria falado curto e grosso com a livreira sacana aqui, perguntando se eu estava achando que ele tinha “cara de viado” (no grosso modo de expressão popular). Mas entendam, eu não sou preconceituosa, gente (simpatizo e respeito bastante, além de dar todo o apoio do mundo e ficar feliz quando um casal de pessoas do mesmo sexo adota uma criança, fazendo com que o noticiário fique mais bonito). O que eu tenho é uma mania terrível e horrorosa de adivinhar o livro que a pessoa quer pelo seu tom de voz ou maneira de agir. Assim, torna-se óbvio para mim que, quando algum engravatado passar pelo meu setor, já sei que estará procurando livros de Direito ou Administração, assim como as adolescentes góticas até hoje procuram pela versão (esgotada) de Entrevista com o Vampiro. Mas o rapaz que atendi levou no bom humor e perguntou: “nooossa, como você sabia?”, “adivinhei!”, foi a minha envergonhada resposta;
2.: Já viram o Marcelinho (aquele que lê contos eróticos no Youtube) lendo um trecho de Cinquenta Tons de Cinza? Pois é. Daí que eu estou pensando seriamente em organizar um movimento (ou enquete) para ter audiolivro do fantoche vendendo nas melhores casas do ramo;
3.: A gente sabe que Cinquenta Tons (o assunto “aka literário” mais insuportável do momento) não saiu de uma “escritora de verdade” e que a obra só existe mesmo para alavancar o comércio, né? Pois vem aí Toda Sua (Bared To You ) – que será lançado pela Companhia das Letras em breve e, pelos burburinhos, a narrativa é melhor e menos repetitiva que o novo sucesso da Intrínseca.

Porra, Maurício? Pudor?

Literatura comparada? A gente se vê por aqui.

Anúncios

24 respostas em “Foco

  1. Desde o primeiro dia em que me deparei com esse livro (uma matéria na Veja, ou na Época, não lembro mais) já fiquei de bico torcido. Ainda mais porque me lembra o meu blog! HAHAHAHAHA

    E fia, que diabo de capa é essa??????? HAHAHAHAHAHAHAHA Antes de ler o texto, eu sempre rolo a página para dar uma olhada “por cima”, e quando fiz isso aqui, gente, HAHAHAHAHA, fiquei um tempinho olhando para ver se eu estava vendo o que eu estava mesmo vendo,
    Mas sabe, essa capa ainda consegue ser mais bonita que a capa de A febre do amor, aquela sim é horrorosa.

  2. Tem mania de adivinhar o livro da pessoa é? Parece algo, que para alguém que ama livraria e livros, até explicativo. Eu acredito que não tenha preconceito. E deve ser bem inspirador tentar adivinhar (risos).

    Capa bizarra a de cima hein rs

    Beijo!

  3. Como disse a Lola do blog Escreva Lola Escreva, se 50 tons de cinza está incentivando a prática de sexo bom e com consentimento, e permitindo mulheres a terem acesso a isso, de boa. Tão falando que o livro é super mal escrito e tal, mas o que podemos fazer, né? De qualquer forma, bota a literatura em foco.

    Que capa feia a desse livro, credo xD Ah, e eu morro de rir com o Marcelinho HAHAHA

  4. Primeiro, obrigada pelos comentários lá no meu blog. Sou péssima em retribuir comentários, sempre me esqueço :(

    Tava comentando sobre esse livro hoje. Fiquei curiosa pra ler porque vi que é uma espécie de \”soft porn\”. Fora isso, acho que não tem grandes méritos, o bafafá todo é por causa do filme que vão fazer, não?

    Beijin, volte sempre!

  5. 1) Eu adoro a História do Olho. É um dos meus preferidos da minha modesta coleção de literatura erótica.

    2) Eu li um pdf de 50 Shades of Grey. E estou fazendo um post sobre isso. Não aguentei de curiosidade. Eu sei que é modinha, mas e o guilty pleasure, como é que fica?

    3) Fiquei curiosa para ler o Terceiro Travesseiro. Será que você adivinharia esse livro se eu te pedisse? :D

  6. Descobrir qual o livro que o cliente quer apenas pelo tom da voz é algo que poderá ser considerado um dom! Penso eu!!

  7. Nossa, essa capa é impactante! Dá vontade de ler só para saber o significado dela :C
    Sobre isso de adivinhar o livro que a pessoa precisa ou procura pelo estereótipo, às vezes pode não funcionar. Eu não sou gótica, e pelo contrário, ninguém diria que eu gosto de Entrevista com o Vampiro, e outros livros da Anne Rice. Assim como tem muita gente de terno e gravata, que procura um livro de ficção para ler, ou um romance. Você pode não imaginar, mas por trás de uma menina rotulada de “patricinha”, tem-se ali na verdade, uma metaleira.
    Beeijos, guria. =)

  8. Bem…ãn…curiosa a capa do livro! hahaha
    Eu não li Cinquenta tons de cinza e pra dizer a verdade nem tenho vontade. Me da sono só de ouvir falar e depois que eu vi o vídeo do Marcelinho [ri horrores por sinal] minha vontade de ler diminuiu muito mais.
    Beeijo!

  9. hahaha, Nina eu peguei uma raiva de Cinquenta Tons de Cinza! Tô até me estranhando, mas não consigo entender quando as pessoas super valorizam um livro desse jeito e fica só falando nisso e tátátá. Só porque tem um pouquinho de porn no meio do caminho.

    Queria eu que comentassem literatura mesmo sabe? A torto e a direito e sem motivo pra apelação.

    PS: Adoro Mônica! rs..

    Beijoca

  10. A piadinha do olho nu foi ótima! E não gosto de livros ou contos pornográficos… acho sem graça. Já foi meu tempo de ler fanfics eróticas… KKKKK

    MAS MANO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK MARCELINHO LENDO CONTOS É TIPO, HILARIANTE!

    Você já viu?

    Mano, é isso aí, se guardar, se preservar à quem é o amor da sua vida, à quem você ama, é essencial!

    Passando também pra te avisar que post novinho no meu blog! Comentá lá!

    Bjonas e fique com Deus ♥

  11. Haha, O Terceiro Travesseiro tá na minha lista dos 5 livros preferidos da minha vida. Comprei essa na Saraiva, tô esperando chegar. Li na internet na época, sempre choro quando leio ><
    Ps: Entrevista com o Vampiro também está na minha lista :D

  12. Acho que perdi o ‘foco’ :). Essa história do Grande tolices tem cara de ser bem proposital. rs

  13. Olho com ….
    O___O
    Mas,até que fez uma boa conexão. Fico imaginando que tipo de livro você pensaria que eu iria comprar se passasse na Livraria onde trabalha… Dica: não sou gótica. :)
    Pior que ouço muito falar desse livro. Fico sempre com um pé atrás com coisas hypadas demais…

  14. Putz, tenho que ler esse livro, só pra formar uma opinião sobre ele, porque viu!

  15. Eu nunca havia ouvido falar sobre nenhum desses livros – os procurarei com certeza – mas achei incrível a criatividade do povo da arte da capa. Sério. Ficou um trocadilho visual muito bem elaborado – e a foto até que está bonita! haha
    Agora, quanto a isso de adivinhar o livro pelo jeito da pessoa… isso é normal mesmo. Acontece com pessoas perceptivas.
    Beijo!

  16. Eu ia arriscar que você tem ascendente em Escorpião – por ser observadora e perspicaz – mas decidi conferir. Não é que acertei também? *-*
    – só pra constar –

  17. Olha, to cansada de ouvir sobre o Cinquenta tons de cinza, li uma parte e não me deu vontade de continuar e nem de ler o resto do trecho. Todos fazem um alvoroço e um drama em cima dele, mas eu não achei nada de interessante… Talvez o livro História do olho seja melhor que o ‘cinzento’.

    Um beijo, bom final de semana.

  18. Adorei seu jeito de escrever!
    Não conheço os livros que você citou, mas vou procurar me informar!
    Eu também não sou fã de Rihanna, mas é tipo chiclete mesmo hahah
    Ah, adorei seu lay!
    bjs

  19. Hahaha
    Fiquei me perguntando que livro você adivinharia pra mim quando me visse. Inclusive, vc dizer que gosta de adivinhar os livros que as pessoas querem me lembrou o filme chocolate, em q a personagem adivinha o chocolate favorito de todo mundo RS

  20. Eu queria um dia ser atendida por você, só para você adivinhar meu livro. haha Se bem que você já conhece um pouco do meu gosto, nem ia ser tão desafiador como é com os clientes da livraria que você trabalha. Esse 50 tons de cinza, estou ainda na dúvida se caio dentro ou fora.

  21. Que post mais, hm, digamos, interessante!
    E agora segura esse 50 tons, acho incrível como a publicidade tem funcionado com maestria para esses livros. De uma hora para outra todo mundo está lendo em toda parte.
    Impressiona.

  22. quase morri de rir do bonequinho lendo o trecho do livro. haha E, quando me disseram que a narrativa de 50 tons era fraquíssima, eu não acreditei, mas agora comprovei! Pra você ver o que um bom marketing pode fazer… Ainda bem que não caí nessa >< E concordo contigo: está ficando insuportável!

    PS: achei a coisa mais estranha do mundo essa capa haha Não imagino uma capa dessas na minha estante. kkk

    PS2: essa concorrência entre editoras está virando uma verdadeira selva! Enquanto antes cada uma tinha seu estilo próprio de publicações, agora todas parecem investir no mesmo assunto e ver quem ganha… Criar um selo novo pra poder concorrer! Nem tenho palavras pra explicar o quanto isso me deixa… nem sei! haha

Fale com ela:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s